Quaresma: prenúncio pascal!
«A  Quaresma é como um longo retiro, durante o qual entrar de novo em si  mesmo e escutar a voz de Deus, para vencer as tentações do Maligno. Um  tempo de combate espiritual que se deve viver juntamente com Jesus, não  com o orgulho e presunção, mas usando as armas da fé, isto é a oração, a  escuta da Palavra de Deus e a penitencia. Desta maneira poderemos  chegar a celebrar a Páscoa na verdade, prontos a renovar as promessas do  nosso Baptismo. Que a Virgem Maria nos ajude para que, guiados pelo  Espírito Santo, vivamos com alegria e com fruto este tempo de graça.»
(Bento XVI – Angelus de 21/02/2010)
 
 Iniciaremos nesta Quarta-feira de Cinzas a Quaresma. 
Este  tempo litúrgico importante para a Igreja trata-se de um prenúncio  pascal. Prenúncio significa "anúncio de coisas futuras". Significado  que, para mim, está inteiramente ligado a este tempo de jejuns e  penitências. É que durante estes quarenta dias, nos preparamos para a  Festa das festas: a Páscoa. Para um cristão, a Páscoa é o momento mais  sublime, pois vivemos e revivemos nela a alegria e a certeza da nossa  salvação. 
Contudo,  muitos de nós não vivemos a Quaresma em seu verdadeiro sentido.  Aproveitamos este tempo para fazermos dietas ou bancarmos os religiosos  que não somos. Pior: época de guardar dinheiro para a bacalhoada da  Sexta-feira Santa. Este, definitivamente, não é o verdadeiro sentido  deste tempo precioso, que é o de nos aproximarmos ainda mais do  Salvador, revendo a nossa história, rejeitando nossa vida de pecado e,  ao morrer com o Senhor na Sexta-feira Santa, ressuscitarmos com Ele  renovados, transformados, homens novos.
Aproveite  bem este tempo. Lembre-se que é pó e voltará ao pó! Converta-se e creia  no Evangelho! Esta pode ser sua última Quaresma. Por que não vivê-la  bem?
Procure  confessar-se neste tempo. A Igreja pede que nos confessemos ao menos  para a Páscoa, dada a importância desta festa. Faça um verdadeiro exame  de consciência nestes quarentas dias. Atente-se também à Palavra de  Deus. Leia as passagens que são próprias deste tempo e medite-as com a  Igreja. Procure ir à Santa Missa pelo menos aos domingos. Reze o Santo  Terço e também a Via Sacra. Jejue e faça penitências. E não saia por aí  dizendo que está fazendo tudo isso para se aparecer aos outros. Faça  isso  para mudar a sua alma.
 Teremos a Páscoa que merecemos. E isto poderá depender (e muito!) da Quaresma que vivermos.
Uma Santa Quaresma a todos.
Salve Maria. 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com toda certeza, necessitamos em quanto cristãos dar uma atenção toda especial para esse período quaresmal que viveremos, é preciso que paremos para refletir sobre nossa vida, nossa missão como batizados e precisamos nos retirar, retirar em oração sobre tudo a oração e meditação do Santo Rosário, pois somente assim celebraremos menos indignamente a Pascoa do nosso Senhor Jesus Cristo. Tomei a liberdade de inaugurar o meu blog: http://adoradoresdosantorosario.blogspot.com/ com a sua matéria sobre a Quaresma Adriano, logo postarei textos para que meditemos sobre a nossa Fé, e de que forma devemos vive-la, já que os nossos cristãos de hoje em dia estão humanizando nossa fé, é preciso resgatar o divino para que cheguemos a perfeição. Grande Abraço Pedro Faustino
ResponderExcluir"Tomei a liberdade de inaugurar o meu blog: http://adoradoresdosantorosario.blogspot.com/ com a sua matéria sobre a Quaresma Adriano,"
ResponderExcluirNa verdade, quem escreveu o texto fui eu, Evelyn Mayer.
Mas não tem problema. Que seja divulgado para a honra e glória do Senhor.