Exorcismo

Padres Exorcistas explicam

Consagração a Virgem Maria

Escravidão a Santissima Virgem, Orações, Devoção

Formação para Jovens

Espiritualidade, sexualidade, diverção, oração

14 de abr. de 2011

Vaticano criará grupo de trabalho para corrigir o Catecismo da JMJ

O arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schönborn, assegurou que a Congregação para a Doutrina da Fé criará “um grupo de trabalho” para corrigir “os erros de tradução” que foram produzidos na primeira edição do catecismo preparado para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o chamado YUOCAT, apresentado na Sala de Imprensa do Vaticano.

A editora italiana Città Nuova teve que suspender “temporariamente” a edição desse catecismo para jovens por causa de um erro de tradução na pergunta sobre os métodos anticoncepcionais.

Essa edição sugere que os casais cristãos “podem recorrer aos métodos anticoncepcionais” para evitar ter filhos, já que a pergunta 420 na edição em italiano questiona se “um casal cristão pode recorrer aos métodos anticoncepcionais”, à qual se responde que, “sim, um casal cristão pode e deve ser responsável na sua faculdade de poder doar a vida”.

Na edição em alemão, a pergunta é se “um casal cristão pode exercer uma regulação da fecundidade”, ao qual o Vaticano responde de forma afirmativa, para depois explicar que a Igreja “presta uma atenção escrupulosa em respeito à natureza” e defende que o Magistério “rejeita todos os métodos anticoncepcionais artificiais” que interferem, “manipulando-a, na união entre um homem e uma mulher”.

A edição em espanhol do YouCat está a cargo da Editora Encuentro, e serão distribuídos na primeira edição um total de 20 mil cópias na Espanha, segundo confirmou o editor Manuel Oriol à Europa Press.

Além disso, Oriol confirmou que “não há nenhum erro de tradução” na edição em espanhol, que será vendida na Espanha em maio, à qual será acrescentada uma edição para a América Latina.

Esse catecismo será distribuído a todos os jovens que participem da Jornada Mundial da Juventude, que irá ocorrer em Madri no próximo mês de agosto. Segundo confirmou Manuel Oriol, a organização da Jornada Mundial da Juventude irá criar uma edição especial do YouCat que será distribuído aos jovens, no qual se especificará que se trata de “um presente do Papa”.

O YouCat fará parte das ofertas que serão entregues a Bento XVI na celebração doDomingo de Ramos, dia em que se celebra, todos os anos, o Dia Mundial da Juventude.

Por outro lado, Schönborn lembrou que esse catecismo “mostra a força e a valentia de uma fé inteligente” e advertiu que, na Europa, “há muita ignorância sobre os ensinamentos da Igreja”.

Esse catecismo, segundo explicou o cardeal Schönborn, é “um passo à frente para promover o conhecimento da fé”, destacando que “pode contribuir para a evangelização” também “da Europa”, onde “o cristianismo é quase minoritário”.

O arcebispo de Viena declarou que todas as perguntas do YouCat são perguntas “formuladas pelos próprios jovens”, um total de 50 jovens homens e mulheres alemães que contribuíram para a criação desse catecismo.

Por sua parte, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, o cardealStanislaw Rylko, destacou que “a fé corre o risco de cair no subjetivismo e no relativismo”, razão pela qual é necessária “uma verdadeira educação sobre a fé aos jovens”.

O presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, destacou que esse catecismo permite “olhar para as novas gerações com esperança”, porque serão “mais conscientes da responsabilidade de ser cristão”.

Fonte: shallom