Exorcismo

Padres Exorcistas explicam

Consagração a Virgem Maria

Escravidão a Santissima Virgem, Orações, Devoção

Formação para Jovens

Espiritualidade, sexualidade, diverção, oração

21 de fev. de 2012

Quaresma: prenúncio pascal!

«A Quaresma é como um longo retiro, durante o qual entrar de novo em si mesmo e escutar a voz de Deus, para vencer as tentações do Maligno. Um tempo de combate espiritual que se deve viver juntamente com Jesus, não com o orgulho e presunção, mas usando as armas da fé, isto é a oração, a escuta da Palavra de Deus e a penitencia. Desta maneira poderemos chegar a celebrar a Páscoa na verdade, prontos a renovar as promessas do nosso Baptismo. Que a Virgem Maria nos ajude para que, guiados pelo Espírito Santo, vivamos com alegria e com fruto este tempo de graça.»

(Bento XVI – Angelus de 21/02/2010)
 
 Iniciaremos nesta Quarta-feira de Cinzas a Quaresma. 
Este tempo litúrgico importante para a Igreja trata-se de um prenúncio pascal. Prenúncio significa "anúncio de coisas futuras". Significado que, para mim, está inteiramente ligado a este tempo de jejuns e penitências. É que durante estes quarenta dias, nos preparamos para a Festa das festas: a Páscoa. Para um cristão, a Páscoa é o momento mais sublime, pois vivemos e revivemos nela a alegria e a certeza da nossa salvação. 
Contudo, muitos de nós não vivemos a Quaresma em seu verdadeiro sentido. Aproveitamos este tempo para fazermos dietas ou bancarmos os religiosos que não somos. Pior: época de guardar dinheiro para a bacalhoada da Sexta-feira Santa. Este, definitivamente, não é o verdadeiro sentido deste tempo precioso, que é o de nos aproximarmos ainda mais do Salvador, revendo a nossa história, rejeitando nossa vida de pecado e, ao morrer com o Senhor na Sexta-feira Santa, ressuscitarmos com Ele renovados, transformados, homens novos.
Aproveite bem este tempo. Lembre-se que é pó e voltará ao pó! Converta-se e creia no Evangelho! Esta pode ser sua última Quaresma. Por que não vivê-la bem?
Procure confessar-se neste tempo. A Igreja pede que nos confessemos ao menos para a Páscoa, dada a importância desta festa. Faça um verdadeiro exame de consciência nestes quarentas dias. Atente-se também à Palavra de Deus. Leia as passagens que são próprias deste tempo e medite-as com a Igreja. Procure ir à Santa Missa pelo menos aos domingos. Reze o Santo Terço e também a Via Sacra. Jejue e faça penitências. E não saia por aí dizendo que está fazendo tudo isso para se aparecer aos outros. Faça isso  para mudar a sua alma.
 Teremos a Páscoa que merecemos. E isto poderá depender (e muito!) da Quaresma que vivermos.
Uma Santa Quaresma a todos.
Salve Maria.

Vídeo Comentário do I Domingo da Quaresma 26/02/2012


Caros amigos, neste I Domingo da Quaresma, contemplamos o Evangelho de Marcos 1,12-15, um Evangelho muito forte que nos faz refletir também sobre o nosso deserto, sobre as nossas tentações, e o porque de cada uma delas..... Meditaremos também neste vídeo como iniciar bem a nossa quaresma... para meditar mais, assista o vídeo. Caso não abrir, clique no link: http://pt.gloria.tv/?media=258685