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20 de jun. de 2012

Vídeo Comentário do Evangelho do Domingo na Natividade de São João Batista – Ano B – 24/06/2012


Caros amigos, nesta solenidade, meditaremos o Evangelho de Lucas 1,57-66.80. A Palavra de Deus apresenta-nos a figura profética de João Batista. Escolhido por Deus para ser profeta, ainda antes de nascer, ele é um “dom de Deus” ao seu Povo. Sublinhando a importância de João na história da salvação, a liturgia não deixa, contudo, de mostrar que João não é “a salvação”; ele veio, apenas, dirigir o olhar dos homens para Cristo e preparar o coração dos homens para acolher “a salvação” que estava para chegar... para meditar assista o vídeo Comentário do Evangelho deste Domingo. Caso não abrir clique:


Vassula Ryden, excomungada?

EM RESPOSTA A TODOS AQUELES QUE ME ESCREVERAM DIZENDO QUE EU PE. MATEUS MARIA, ERA UM DIFAMADOR E CALUNIADOR, PELO SIMPLES FATO DE TER RETRANSMITIDO A NOTÍCIA DIVULGADO POR SITES CATÓLICOS DA EXCOMUNHÃO DA SRA. VASSULA RYDEN DA IGREJA ORTODOXA, QUE PODE SER LIDA NO LINK:  http://nossasenhorademedjugorje.blogspot.com.br/2012/06/vassula-ryden-excomungada-pela-igreja.html

Prezado Senhor: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!" Jo  8,32

Gostaria de esclarecer que o meu interesse não foi de caluniar ninguém e menos ainda em difamar, como o foi afirmando no vosso e-mail, o interesse foi apenas divulgar uma informação recebida da qual eu não inventei, e que pode ser encontrado em vários sites nacionais e internacionais, dos quais cito abaixo a fonte da qual retransmiti a notícia.


O site da Radio Maria Italiana http://www.radiomaria.it/documenti/dwnl.php?id=1629  cita: 
O DECRETO OFICIAL EM GREGO PUBLICADO SOBRE O SITE DO PATRIARCADO DE CONSTANTINOPLA NO LINK: http://www.ec-patr.org/docdisplay.php?lang=gr&id=1306&tla=gr 
A TRADUÇÃO EM INGLÊS SE PODE LER NO BLOG Mystagogy: http://www.johnsanidopoulos.com/2011/03/announcement-on-vassula-ryden-by.htm 
A TRADUÇÃO EM FRANCES QUE SE PODE LER NO BLOG Orthodoxologie: http://orthodoxologie.blogspot.com/2011/03/enfin-declaration-concernant-vassoula.html  

Pelo que estou sabendo não há nenhuma retratação Oficial do site do Patriarcado, pois a nota ainda se encontra lá, basta conferir no link citado acima... Contudo, por um critério de justiça, após receber o vosso e-mail que mostrava a 'vossa justificativa', por meio da ‘vossa entidadeTrue Life in God' ( para quem não sabe, este site está ligado a Sra. Vassula por meio da  Fundação A Verdadeira Vida em Deus), que 'Desmente a excomunhão de Vassula', que no seu Boletim Informativo no  dia 04 de maio de 2012, comunica um texto intitulado: 'A falsa declaração de excomunhão de Vassula é finalmente desmentida', (como segue o link: http://www.tlig.org/pg/pgforum/pgnuforum186.html#a), e por isso fiz questão de atualizar o poste e publicar imediatamente tal justificação, como atualização no mesmo poste, como um critério de justiça, e de direito de justificação da vossa parte, pois todos tem o direito a defesa.  Segue abaixo o e-mail na cor verde, e o restante da resposta em seguida:

Enviada em: sexta-feira, 15 de junho de 2012 14:00
Para: XXXXXXXXXXXXXXXXX>
Assunto: RES: APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA - ABORTO - EVANGELHO DE DOMINGO

Prezado Sr. XXXXXXXX, a paz!!
Coloquei como atualização do poste a vossa retratação:
Obrigado!!
Que Deus o abençoe!!!
Sabemos que pela Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), a Sra. Vassula, está fora de sua comunhão, por pertencer a Igreja Grego-Ortodoxa, e assim estando abaixo da jurisdição da mesma (Igreja Grego-Ortodoxa), isto para dizer que a ICAR, não possui jurisdição sobre ela, e por isto a ICAR, não pode declarar oficialmente tal fato.
Contudo a ICAR, pode apenas declarar, o não reconhecimento, a não autenticidade, e a não aprovação de seus escritos, mensagens  e revelações, divulgadas por ela (Sra. Vassula), que para muitos no âmbito católico são tidas como divinas e verdareiras, e é por isto que a ICAR, nos seus documentos como veremos abaixo, condena o ensino da sra. Vassula e aponta o erro doutrinário, não dando autenticidade as suas mensagens e revelações como divinas.
Contudo, tendo em vista que o vosso site divulgou a retratação da 'excomuhão' dada pelo site: ( www.infovassula.ch - o qual não se encontra na internet - como mostra a figura ao lado), na nota divulgada pela sra. Maria Laura Pio – 27 de fevereiro de 2012, ela diz :
"(...) declarando que o documento do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, datado de 16 de Março de 2011, era uma excomunhão formal da Sra. Rydén. Esta informação revelou-se falsa. Somente em 14 de abril de 2011, tomei conhecimento dos argumentos canônicos que colocaram em dúvida esta interpretação, uma vez que o documento não parecia ser o resultado do procedimento canônico requerido para uma excomunhão formal (...)"
Por outro lado como dito acima, o Documento do site do Patriarcado (link) , divulgado já traduzido da sua lingua original nos sites de Pe. Marcelo Tenório (link) e Monfort (link) dizem o contrário da retratação divulgada acima. Explico:
Os links citados em português dizem: "(...)“Vassula”, e sua organização fundada sob o título “A Verdadeira Vida em Deus”, que de forma precipitada e leviana propõe ensinamentos baseados no suposto “diálogo dela diretamente com o Fundador da Igreja, Jesus Cristo Nosso Senhor”, seus seguidores e os partidários do movimento “A Verdadeira Vida em Deus “, que não só se desviam de forma arbitrária  do ensinamento dado por Deus à Igreja, mas também escandalizam a razão dos piedosos crentes ortodoxos(...)".
As palavras do Patriarcado de Constantinopla, Chefe da Secretaria do Santo e Sagrado Sínodo, em 16/03/2011, não reconhece o ensino da Sra. Ryden, e o magistério do Patriarca deve ser obedicido na jurisdição Ortodoxa, e como podemos ver a seguir, são bem claras e dirigidas: "(...)Por isso, afirmamos aos proponentes dessas inovações inaceitáveis e os adeptos que pretendem mantê-las, que, doravante, não são mais admitidos à comunhão eclesiástica, não só para o envolvimento no trabalho pastoral da Santa Metrópolis, mas também proibidos de comunicar os seus novos ensinamentos, a fim de evitar as sanções adequadas sob os Cânones Santos".
Me atenho ao que diz o Patriarca; "(...)não são mais admitidos a comunhão eclesial(...)". Assim, aqueles que discordam que a Sra. Vassula e seus seguidores que estão abaixo da jurisdição Ortodoxo, estão sendo declarados "NÃO MAIS ADMITIDOS A COMUNHÃO ECLESIAL" (que significa: fora da comunhão) dada pela Igreja Ortodoxa, (da qual ela pertence e está abaixo de sua jurisdição), que vão e Brigar com o Patriarca.
A propósito, gostaria de saber daqueles que me acusam, de difamação e de acusador, se possuem ou tem o conhecimento de alguma retratação, nota ou explicação Oficial do Patriarcado, sobre o documento que lá se encontra, pois ao que pude entender, o Patriarcado não reconhece os escritos da sra. Vassula Ryden. Caso houver gostaria de Lê-lo! Ou poderia me enviar o documento do Patriarcado que aprova ou até admite como algo verdadeiras tais experiências da Sra. Vassula. Pois para me acusarem de espalhar ‘calunias e difamações’, estão indiretamente me chamando também de caluniador e difamador, e para dizer isto, devem ter mesmo a retratação do Patriarcado que diz o contrário do divulgado, pois caso contrário, são estes que me acusam caluniadores contra mim, e sinto-me ofendido por isto!

Dito isto, vamos agora falar sobre a situação da sra. Vassula e Sé Apostólica! 
E como diz o ditado: “MATO A COBRA O MOSTRO O PAU!”

Aliais, já que o senhor me acusa de difamador e acusador, então por favor, me mostre um documento contrário e que anule as informações  da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), pois, entrando no site do Vaticano, e fazendo uma busca sobre a Sra. Vassula, tendo base os documentos da Santa Sé, podemos ler claramente que a CDF, não aprova o ensino da Sra. Vassula e menos ainda as suas experiências como verdadeiras, como o senhor poderá ler nos documentos abaixo, que dizem: “sobre a natureza de suas mensagens, que se apresentam não como revelações divinas, mas bem como meditações pessoais delas”...  Documentos estes que também dão normas clara aos fiéis católicos, recordando que "não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados pela própria senhora Ryden”... Como também a Igreja viu  “um conjunto de elementos fundamentais, que devem ser considerados negativos à luz da doutrina católica”, afirmando também que “é imperioso ressaltar alguns erros doutrinais nelas contidos.”. Tendo assim o término de um de seus documentos: ‘Considerando que, não obstante alguns aspectos positivos, o efeito das atividades exercidas por Vassula Ryden é negativo, esta Congregação solicita a intervenção dos Bispos, a fim de que informem adequadamente os seus fiéis, e não seja concedido nenhum espaço no âmbito das próprias dioceses à difusão das suas idéias. Convida, por fim, todos os fiéis a não considerarem como sobrenaturais os escritos e as intervenções da senhora Vassula Ryden, e a conservarem a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja. “. Os textos no original o senhor pode verificar abaixo.
Gostaria então que o senhor me enviasse uma cópia do documento da CDF que o senhor cita dizendo que foi ‘enviado aos bispos comunicando que ela tinha esclarecido as dúvidas e objeções levantadas pela Notificação de 1995, para que eu possa ler na integra e tirar as conclusões, já que no site do Vaticano, e nos documentos emitidos pela CDF, não consta nada contrário aos documentos que citei acima, e nenhum documento os anula. E CONVENHAMOS, ESCLARECER DÚVIDAS E REPONDER A SANTA SÉ A CDF, NÃO SIGNIFICA TER A APROVAÇÃO DA SANTA SÉ - CDF!
Faço também aceno que o “Comunicado da CDF datado  em 29 novembro 1996” diz: “(...)a) come egli ha affermato, i fedeli non devono ritenere i messaggi di Vassula Ryden come rivelazioni divine, ma soltanto come sue meditazioni personali), traduzindo: “(...) como ele afirmou (o Cardeal Prefeito da CDF), os fiéis não devem considerar as mensagens de Vassula Ryden como revelação divina, mas apenas como meditações pessoais dessa senhora” Podendo ser lida abaixo em azul com fundo cinza, ou no original... http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19961129_ryden-comunicato_it.html
Após receber as informações que solicitei ao senhor em busca da verdade, se necessário, apresentarei e consultarei um Padre amigo doutorado em Direito Canônico para que ele possa me dar um maior esclarecimento do assunto. 

Independentemente de alguma obra editado pela sra. Vasulla ter o "Nihil Obstat", Lembro que, o "Nihil Obstat" (permissão para uma obra ser publicada) dado por algum Exe.mo Bispo, não significa a aprovação da Igreja Católica sobre o material editado, pois o Bispo nunca pode agir ou aprovar algo do qual a Igreja já tenha emanado algum docuemnto já aprovando ou autorizando, o bispo respode pela sua diocese e a sua palavra não é para toda a Igreja. Além do que, o Bispo, que age por sua prórpia conta, aprovando algo que a Igreja não aprovou, está agindo isoladamente, e sua opinião, não representa a Santa Sé, pois um bispo nunca pode agir de forma contrária as Emanações da CDF, e ele não pode dizer o que ele pensa ou acha sobre algo a nivel doutrinário, mas dizer o que pensa e acha a Sé Apostólica. A autoridade do Bispo só é valida e só pode ser obedecida se estiver de acordo e em unidade com o Santo Padre o Papa, com os documentos Magisteriais, e com os seus 'Dicastérios e Congregações". Esclareço também que um documento emanado pela Igreja Particular de cada pais ou diocese, não superam e não desautorizam os docuemntos da Sé Apostólicas, ao contrário, para serem válidos, devem estar em comunhão com a Sé Apostólica.

Contudo, ao que sei vendo os documentos da Santa Sé, a notificação de 1995 (que segue após o término do poste em marrom) não está excluída, e menos ainda superada, gostaria de ler o documento que diz isto, ao contrário, pelo que busquei sobre o assunto, independentemente da Sra. Vassula ter esclarecido alguns pontos como o senhor afirmou, a CDF no dia 09 de Agosto de 2007, emitiu um documento totalmente desfavorável a Sra. Vassula, (muito depois dela ter feito o seu diálogo com a CDF entre os anos de 2002-2004), documento este que faço questão de mencionar e coloca-lo abaixo em vermelho, divulgado pela Agencia Internaciona ACI Digital (http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10808 ou http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=49666 ):

VATICANO, 09 Ago. 07 / 12:00 am (ACI).- A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) reiterou em uma comunicação enviada aos presidentes das Conferências Episcopais que “não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados” pela Vassula Ryden, uma controvertida mulher ortodoxa que se autoproclama vidente e receptora de “revelações privadas” diretamente de Cristo.
Na mensagem interna, datada de 25 de janeiro de 2007 e foi publicado por vários sites, o Prefeito da CDF, Cardeal William Joseph Levada, reconhece que seguem chegando a seu dicasterio “cartas pedindo elucidações sobre os textos e atividades da senhora Vassula Ryden, sobre tudo pelo que corresponde ao valor da Notificação de 6 de outubro de 1995 e aos critérios a seguir para definir as disposições da Igreja local sobre a conveniência de difundir os textos da senhora Vassula Ryden”.
A CDF afirma primeiro que “a Notificação de 1995 segue sendo válida pelo que se refere ao julgamento doutrinal sobre os textos examinados”.
Em seguida, sustenta que Ryden, “depois do diálogo tido com a Congregação para a Doutrina da Fé, fez algumas elucidações sobre certos pontos problemáticos que apareciam em seus textos e também sobre a natureza de suas mensagens, que se apresentam não como revelações divinas, mas bem como meditações pessoais delas”.
“Portanto, do ponto de vista normativo, e depois tais elucidações, é necessária uma valorização prudencial caso por caso, levando em consideração a possibilidade concreta que têm os fiéis de ler os textos no contexto das mencionadas elucidações”, adverte a CDF.
Finalmente, recorda que “não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados pela própria senhora Ryden. Por isso respeita eventuais encontros ecumênicos, os fiéis têm que se ater às disposições do Diretório ecumênico, do Código de Direito Canônico (C. 215; C. 223, &2; C. 383, &3) e dos Ordinários diocesanos”.

Desta maneira sou eu que fico estarrecido,  e fico ofendido pelas acusações a minha pessoa em vosso e-mail, pois o documento é muito claro, e diante dele, ou estamos com a Igreja, com o seu magistério, com a sua doutrina, ou estamos fora dela, seguindo uma heresia. 
Pe. Mateus Maria

ATUALIZAÇÃO DO POSTE EM 23/06/12

Hoje encontrei no site Defending True Life in God, indicado por um amigo, o texto em inglês, no link: http://www.defending-vassula.org/orthodox-patriarchate-foundation?lang=en o qual explica, justifica e aprofunda a Decleração do Patriarca, que segue abaixo, traduzido pelo nossa colaboradora Fernada Del Grossi:

Vassula excomungada. A resposta a esta declaração falsa (pela Fundação para a Verdadeira Vida em Deus, Genebra (Suíça).

O Patriarcado Ecumênico de Constantinopla publicou recentemente em seu site uma declaração de condenação sobre Vassula Ryden e aos fiéis da “A Verdadeira Vida em Deus” pertencentes à fé ortodoxa grega. A tradução juramentada em Inglês do original grego está anexada. Nota-se que o Patriarcado apenas expressou-se em grego, deixando a tradução para pessoas de outros idiomas ocorrer livremente.

A declaração do Patriarcado tem sido mal interpretada por algumas pessoas que declararam publicamente que Vassula foi excomungada. Tais declarações são totalmente falsas e não estão de acordo com a declaração Patriarcal que não representa um decreto de qualquer natureza e não se refere à excomunhão.

O que a declaração faz é acusar Vassula e os fiéis ortodoxos da AVVD de agir contra a fé e à Doutrina Cristã Ortodoxa. Isso equivale a uma acusação de heresia (a negação ou desvio da doutrina da Igreja Ortodoxa). O procedimento adequado para lidar com a heresia é claramente previsto na lei Canon da Santa Igreja. A declaração apela a Vassula e seus seguidores para interromper a difusão das mensagens de AVVD e renunciar aos seus ensinamentos, a fim de evitar as sanções adequadas previstas nos cânones. Nestes Cânones, a penalidade prescrita por heresia é a Excomunhão (muitas vezes chamado anátema), mas, de acordo com os procedimentos canônicos da Igreja, um decreto de excomunhão só pode ser feito após um processo formal ter ocorrido diante dos tribunais eclesiásticos e/ou de um Santo Sínodo. Esses processos envolvem um denunciante formal, um acusado e as testemunhas, e um processo de recurso e apelação (hierárquico), regulamentado pelo artigo 44.1 da Carta da Igreja da Grécia.

Apenas quando este procedimento tiver sido esgotado é que o crime de transgressão contra a fé é punido por Excomunhão ou às vezes pela exclusão da vida sacramental da Igreja, por um período temporário.

Não houve processo de excomunhão instituído ante os tribunais eclesiásticos ou do Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla no caso de Vassula Ryden. Isso não é surpreendente, porque a Santa Igreja Ortodoxa como a Igreja Católica ou a Igreja Anglicana se refere à excomunhão como um último recurso, um instrumento a ser exercido com grande reserva e cautela e só deve ser aplicada depois de repetidas advertências e discussões. Não houve tais discussões entre Vassula e o Patriarcado de Constantinopla. Vassula já escreveu ao Patriarca, pessoalmente, para solicitar que ela e seus teólogos entrem em um diálogo adequado com ele. Seu pedido está atualmente sob apreciação do Patriarca.

Até que o processo judicial seja devidamente estabelecido e celebrado pela Igreja, todos os comentários públicos que informam ou implicam que Vassula e os fiéis da AVVD foram excomungados pela Igreja Ortodoxa são totalmente falsas e prejudiciais para ela e os membros da AVVD que são da fé ortodoxa grega.

A presente declaração é publicada pela “Fundação para a Verdadeira Vida em Deus” depois de pesquisar devidamente sobre o assunto. Sua finalidade é impedir a publicação de mais errôneos comentários e incentivar a correção de declarações falsas já publicadas.
Genebra, maio 2011 

NOTIFICACAO SOBRE OS ESCRITOS DE VASSULA RYDEN

Muitos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos se dirigem a esta Congregação para ter um juízo autorizado sobre a atividade da senhora Vassula Ryden, greco-ortodoxa, residente na Suiça, que está a difundir nos ambientes católicos do mundo inteiro, com a sua palavra e com os seus escritos, mensagens atribuídas a presumíveis revelações celestes.
Um exame atento e sereno da inteira questão, realizado por esta Congregação a fim de "pôr à prova as inspirações para verificar se provêm verdadeiramente de Deus" (cf. 1Jo 4,1), fez notar - ao lado de aspectos positivos - um conjunto de elementos fundamentais, que devem ser considerados negativos à luz da doutrina católica.
Além de evidenciar o caráter suspeito das modalidades com que acontecem essas presumíveis revelações, é imperioso ressaltar alguns erros doutrinais nelas contidos.
Entre outras coisas, com uma linguagem ambígua, fala-se das Pessoas da Santíssima Trindade até confundir os específicos nomes e funções das Pessoas Divinas. Preanuncia-se nessas presumíveis revelações um iminente período de predomínio do Anticristo no seio da Igreja. Profetiza-se em chave milenarista uma intervenção resolutiva e gloriosa de Deus, que estaria para instaurar sobre a terra, antes ainda da vinda definitiva de Cristo, uma era de paz e de bem-estar universal. Anuncia-se, além disso, o futuro próximo de uma Igreja que seria uma espécie de comunidade pancristã, em contraste com a doutrina católica.
O fato de nos escritos posteriores da senhora Ryden os mencionados erros já não aparecerem, é sinal de que as presumíveis "mensagens celestes" são apenas fruto de meditações privadas.
Além disso, a senhora Ryden, participando habitualmente nos sacramentos da Igreja Católica, embora seja greco-ortodoxa, suscita em diversos ambientes da Igreja Católica não pouca surpresa; parece pôr-se acima de qualquer jurisdição eclesiástica e de todas as regras canônicas e cria, de fato, uma desordem ecumênica, que irrita não poucas autoridades, ministros e fiéis da sua própria Igreja, colocando-se fora da disciplina eclesiástica da mesma.
Considerando que, não obstante alguns aspectos positivos, o efeito das atividades exercidas por Vassula Ryden é negativo, esta Congregação solicita a intervenção dos Bispos, a fim de que informem adequadamente os seus fiéis, e não seja concedido nenhum espaço no âmbito das próprias dioceses à difusão das suas idéias. Convida, por fim, todos os fiéis a não considerarem como sobrenaturais os escritos e as intervenções da senhora Vassula Ryden, e a conservarem a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja.
Cidade do Vaticano, 06 de outubro de 1995.
Acta Apostolicae Sedis AAS 88 (1996) 956-957; OR 23-24.10.1995; EV 14, 1956-1957; LE 5618
Eis a Segunda Notificação: 

Cidade do Vaticano, 29 de novembro de 1996. Hoje foi dado ao público o seguinte Comunicado da Congregação para a Doutrina da Fé : 

Chegaram à Congregação para a Doutrina da Fé diversas perguntas relativas ao valor e à autoridade de Notificação da mesma Congregação datada de 6 de outubro de 1995 e publicada no jornal L’ OSSERVATORE ROMANO de 23/24 de outubro de 1995, pág. 2; dizia respeito aos escritos e às mensagens da Sra. Vassula Ryden, atribuídos a presumidas revelações e difundidos em ambientes católicos do mundo inteiro. A este propósito a Congregação para a Doutrina da Fé quer oferecer as seguintes precisões : 

1) A Notificação dirigida aos Pastores e aos fiéis da Igreja Católica mantém todo o seu vigor. Foi aprovada pelas autoridades competentes e será publicada no órgão oficial da Santa Sé ACTA APOSTILICAE SEDIS, com a assinatura do Prefeito e do Secretário da Congregação. 

2) Com relação às notícias que alguns órgãos da imprensa difundiram a respeito de uma interpretação restritiva de tal Notificação, interpretação dada pelo Cardeal Prefeito numa conversa privada com um grupo de pessoas às quais concebeu audiência em Guadalajara (México) aos 10 de maio de 1996, o mesmo Cardeal Prefeito deseja esclarecer que 

a) como ele mesmo afirmou, os fiéis não devem considerar as mensagens de Vassula Ryden como revelação divina, mas apenas como meditações pessoais dessa senhora

b) em tais meditações, como já afirmava a Notificação, juntamente com aspectos positivos, existem elementos negativos do ponto de vista da doutrina católica; 

c) por conseguinte, os pastores e fiéis são convidados, a propósito, a um sério discernimento espiritual e a conservar a pureza da fé, dos costumes e da vida espiritual, sem se apoiar em presumidas revelações, mas seguindo a Palavra de Deus revelada e as diretrizes do magistério da Igreja. 

No que concerne à difusão de textos das presumidas revelações privadas, a Congregação para a Doutrina da Fé esclarece : 

1) Não é, de modo algum, válida a interpretação dada por algumas pessoas a uma Decisão aprovada por Paulo VI em 14 de outubro de 1966 e promulgada em 15 de novembro do mesmo ano, em virtude da qual (interpretação) se poderiam difundir livremente, na Igreja, livros e mensagens provenientes de presumidas revelações. Na verdade, aquela Decisão se referia à abolição do Index de Livros Proibidos e estipulava que, eliminada a censura relativa, permanecia a obrigação moral de não propagar nem ler aqueles escritos que põem em perigo a fé e os bons costumes. 

2) Não obstante, para a difusão de textos de presumidas revelações privadas, continua válida a norma do Código de Direito Canônico vigente, cânon 823, § 1º, que confere aos Pastores o direito de exigir que sejam submetidos ao seu juízo, antes de sua publicação, os escritos dos fiéis que tratam da fé e da Moral. 

3) As presumidas revelações sobrenaturais e os escritos correspondentes estão, em primeira instância, sujeitos ao juízo do Bispo Diocesano e, em casos particulares, ao da Conferência dos Bispos e ao da Congregação para a Doutrina da Fé. Diante de tais textos da Congregação para a Doutrina da Fé, o fiel católico não hesita sobre o alvitre que lhe compete tomar. 

A Igreja fundada por Cristo e confiada a Pedro e seus sucessores tem a promessa da assistência infalível de Cristo para que conserve incólume o patrimônio da fé; cf. Mt 16, 16-19; Lc 22, 1s, Jo 21, 15-17; 14,16; 16, 13-15. 

A Sra Vassula merece respeito. As Declarações da Santa Sé visam aos escritos que Vassula transmite não somente ao povo ortodoxo (do qual ela é membro), mas também ao mundo católico, que, em conseqüência, se sente perplexo. Era, pois, necessário que a Igreja, Mãe e Mestra, dissesse a respeito uma palavra de esclarecimento aos fiéis católicos.

Exercício da homossexualidade é contrário à natureza do homem, afirma Arcebispo peruano




Dom Javier Del Río
LIMA, 03 Mai. 12 / 04:47 pm (ACI/EWTN Noticias)

O Arcebispo de Arequipa, no sul do Peru, Dom Javier Del Río, afirmou que embora a Igreja não condene a homossexualidade, os atos homossexuais são contrários à própria natureza do ser humano.

Em entrevista ao jornal peruano La Republica, Dom Del Río explicou que essa é a razão pela qual a Igreja não está de acordo que se promova a atividade homossexual.

"É uma orientação que não vai com sua própria natureza humana. Recordemos que a sexualidade não é somente um tema de genitalidade, a sexualidade abrange todo o ser humano, o ser humano todo ele é varão e todo ela é mulher".
Dom Del Río assinalou que muitas vezes o que se promove, e o que a Igreja critica, é "que as pessoas que têm natureza humana de homem tenham uma atração sexual por pessoas do mesmo sexo, promove-se isto em lugar de ajudá-los a responder à sua verdadeira natureza humana".

O Prelado explicou que todos os seres humanos têm dignidade pelo fato de serem pessoas. "Por isso merecem todo nosso respeito e o respeito de toda a população, independentemente de que pessoas fisicamente eles são, ou que tenham alguma deficiência física ou mental".

"O mesmo podemos dizer de uma pessoa com diferente orientação sexual, credo, raça, situação social, etc.".

O Arcebispo de Arequipa sublinhou em sua entrevista que a Associação de Psicólogos Católicos da Itália assinalou que "quando a mudança de orientação sexual não tem uma raiz orgânica é factível retornar".

Dom Del Río também responsabilizou pela promoção do estilo de vida gay a "muitas ONGs, organismos internacionais com muito poder político e econômico, além de muitos departamentos de Nações Unidas (ONU) que promovem a homossexualidade, o aborto, e cujos líderes não são homossexuais, mas o promovem".

Diante disto, de acordo ao Prelado, a Igreja por uma parte exorta as pessoas a que procurem que "sua opção sexual corresponda à totalidade de sua natureza".

"Não obstante, se houver pessoas que não querem ou preferem manter-se com esta orientação, nós os convidamos a não exercer a homossexualidade e manter-se no celibato porque o primeiro vai contra sua própria natureza”, recordando que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, “sempre foram chamadas relações contranatura".

Dom Del Río remarcou que "a Igreja respeita os homossexuais, e ama uma pessoa com orientação homossexual assim como ama uma pessoa com orientação heterossexual".

"Dentro de grupos da Igreja há muitas pessoas que tiveram uma atividade homossexual e que logo recuperaram a sexualidade, tal e como foi brindada pela natureza. Estão dentro dos grupos paroquiais e novos movimentos".

O Arcebispo peruano indicou que em todo mundo a Igreja tem cursos e consultores para que pessoas com estas tendências recuperem “a orientação sexual dada pela natureza e não a oferecida pelas circunstâncias sociais".

Apoiando "matrimônio" gay Obama debilita a pedra angular da sociedade que é a família

Cardeal Timothy Dolan
WASHINGTON DC, 10 Mai. 12 / 11:33 pm (ACI/EWTN Noticias)

O Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Cardeal Timothy Dolan, disse que com seu apoio ao "matrimônio" gay o Presidente Barack Obama debilita "a mesmíssima pedra angular da sociedade" que é a família.

O Cardeal respondeu assim ao apoio, que Obama expressou ontem em uma entrevista com a cadeia ABC, ao mal chamado "matrimônio". O mandatário disse que "cheguei à conclusão de que é necessário que afirme que, para mim, os casais do mesmo sexo deveriam poder casar-se".

Em uma declaração feita ontem, o Cardeal americano disse que os bispos "não podem ficar calados ante palavras ou ações que minem a instituição do matrimônio que é a mesmíssima pedra angular da nossa sociedade. O povo deste país, especialmente as nossas crianças, merece algo melhor".

O Arcebispo disse também que a postura de Obama "não surpreende" já que com suas ações neste governo "desprestigia ou ignora o único significado do matrimônio".

Por isso alentou a prosseguir nos esforços para "promover e proteger o matrimônio para assim servir ao verdadeiro bem de todas as pessoas".

A postura de Obama também se viu confrontada pela do candidato republicano Mitt Romney, que disse que "tenho a mesma perspectiva sobre o matrimônio que tive como governador e que já expressei muitas vezes (…) Acredito que o matrimônio é uma relação entre um homem e uma mulher".

Vários analistas políticos disseram que o apoio de Obama ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo não reflete a perspectiva dos norte-americanos e que definitivamente terá um impacto nas eleições presidenciais de novembro.

O presidente do Catholic Advocate, Matt Smith, disse que se a postura de Obama chega a ter êxito "as instituições católicas poderiam ser forçadas novamente a violar nossas crenças".

"Muitos católicos foram enganados pela inteligente retórica política em 2008 (quando Obama ganhou as eleições). Este ano, o recorde anti-católico da administração nacional deveria modificar o voto", considerou Smith.

Atualmente, são 30 os estados (dos 50 que são em total) que proibiram o mal chamado "matrimônio" gay, sendo o último destes Carolina do Norte, onde se aprovou uma medida que defende o matrimônio natural entre homem e mulher

Tony Perkins, presidente do Family Research Council, disse que a decisão de Carolina do Norte evidencia que "redefinir o matrimônio continua estando fora da política norte-americana, especialmente nos estados críticos como campos de batalha e entre os votantes das minorias".

Depois de ressaltar que 10 dos 16 principais estados do país aprovaram emendas para proteger o matrimônio, Perkins disse que o anúncio de ontem de Obama "assegura que o matrimônio será outra vez um assunto fundamental na eleição presidencial"

Ah, o Céu!



A maioria das pessoas vivem como se depois desta vida não houvesse um lugar que as aguarda, mas cada um de nós, no anoitecer da nossa existência, receberemos a nossa recompensa de acordo com nossas obras (Mt 16,27), Céu ou Inferno. Ainda não somos tão violentos no trabalho para a nossa salvação porque não meditamos sobre o prêmio dos justos. Meditemos, pois, sobre a Nova Jerusalém e animemo-nos. "Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida." (Ap 2,10)

“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.
Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.
Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.          
Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.
Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva.             
O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte.
Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.    
Levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, revestida da glória de Deus. Assemelhava-se seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino.
Tinha grande e alta muralha com doze portas, guardadas por doze anjos. Nas portas estavam gravados os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.          
Ao oriente havia três portas, ao setentrião três portas, ao sul três portas e ao ocidente três portas.    
A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.              
Quem falava comigo trazia uma vara de ouro como medida para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha.
A cidade formava um quadrado: o comprimento igualava à largura. Mediu a cidade com a vara: doze mil estádios. O comprimento, a largura e a altura eram iguais.
E mediu a muralha: cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida humana empregada pelo anjo.
O material da muralha era jaspe, e a cidade ouro puro, semelhante a puro cristal.        
Os alicerces da muralha da cidade eram ornados de toda espécie de pedras preciosas: o primeiro era de jaspe, o segundo de safira, o terceiro de calcedônia, o quarto de esmeralda,
o quinto de sardônica, o sexto de cornalina, o sétimo de crisólito, o oitavo de berilo, o nono de topázio, o décimo de crisóparo, o undécimo de jacinto e o duodécimo de ametista. 
Cada uma das doze portas era feita de uma só pérola e a avenida da cidade era de ouro, transparente como cristal.
Não vi nela, porém, templo algum, porque o Senhor Deus Dominador é o seu templo, assim como o Cordeiro.
A cidade não necessita de sol nem de lua para iluminar, porque a glória de Deus a ilumina, e a sua luz é o Cordeiro.
As nações andarão à sua luz, e os reis da terra levar-lhe-ão a sua opulência.
As suas portas não se fecharão diariamente, pois não haverá noite.
Levar-lhe-ão a opulência e a honra das nações.              
Nela não entrará nada de profano nem ninguém que pratique abominações e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro.
No meio da avenida e às duas margens do rio, achava-se uma árvore da vida, que produz doze frutos, dando cada mês um fruto, servindo as folhas da árvore para curar as nações.
Não haverá aí nada de execrável, mas nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Seus servos lhe prestarão um culto.               
Verão a sua face e o seu nome estará nas suas frontes.             
Já não haverá noite, nem se precisará da luz de lâmpada ou do sol, porque o Senhor Deus a iluminará, e hão de reinar pelos séculos dos séculos.
Ele me disse: Estas palavras são fiéis e verdadeiras, e o Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que deve acontecer em breve.
Eis que venho em breve! Felizes aqueles que põem em prática as palavras da profecia deste livro.
Fui eu, João, que vi e ouvi estas coisas. Depois de as ter ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que as mostrava.
Mas ele me disse: Não faças isto! Sou um servo como tu e teus irmãos, os profetas, e aqueles que guardam as palavras deste livro. Prostra-te diante de Deus.
Disse ele ainda: Não seles o texto profético deste livro, porque o momento está próximo.
O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais.
Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim.
Felizes aqueles que lavam as suas vestes para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas.
Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!
Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.
O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!         
Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro;         
e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro.               
Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus!”

Apocalipse 21, 1-27; 22, 1-20

VISÃO DE SÃO JOÃO BOSCO

“O Céu, na noite de 22 de Dezembro (de 1876), ficou memorável no Oratório de Dom Bosco.
A hora da oração foi um pouco antecipada.
No locutório, reuniram-se os estudantes, os artesãos e todas as pessoas da casa.
Dom Bosco tinha prometido falar no domingo anterior, mas não pudera fazê-lo.
Imagine-se a expectativa geral.
Subiu à cátedra, saudado por palmas entusiásticas, como acontecia sempre que dava, daquele modo, a "boa noite" à comunidade inteira.
Fez o sinal de que ia falar, e imediatamente fez-se completo silêncio...
Na noite em que estive em Lanzo -- iniciou D. Bosco --, chegada a hora de repousar, aconteceu-me que tive um sonho especial, que não tem nenhuma relação com sonhos normais.
São coisas muito estranhas.
Mas para os meus filhos não tenho segredos; abro-lhes inteiramente o coração.
Pensai o que quiserdes desse sonho.
Como diz S. Paulo, «quod bonum est tenete» [conservai o que é bom], se alguma coisa encontrardes nele que seja de proveito para a vossa alma, sabei aproveitar-vos disso.
Quem não quiser acreditar-me, que não acredite, pouco importa; mas que ninguém jamais zombe das coisas que vou dizer.
Peço-vos ainda que não o conteis, nem o comuniqueis por escrito, aos que não são desta casa.
Aos sonhos, pode dar-se a importância que os sonhos merecem, e os que não conhecem a nossa intimidade poderiam formar juízos erróneos, vendo as coisas de modo diferente do que são na realidade.
Não sabem eles que sois meus filhos, e que sempre vos digo tudo o que sei, e às vezes até mesmo o que não sei (risos gerais).
Mas o que um pai manifesta aos seus filhos queridos, para o bem deles, deve ficar entre o pai e os filhos, não passando adiante.
E ainda por outro motivo: É que em geral, quando se contam tais coisas por fora, ou se desfiguram os factos, ou se conta apenas uma parte deles, sendo por isso mal interpretados; de onde nasce dano, pois o mundo desprezaria o que não deve ser desprezado.
Deveis saber que, ordinariamente, temos sonhos quando dormimos.
Ora, na noite de 6 de Dezembro, enquanto eu estava no meu quarto, não me recordo bem se lendo, ou se dando voltas pelo aposento, ou se me havia já deitado, comecei a sonhar...
Logo me pareceu estar sobre uma elevação de terreno, ou numa colina, à beira duma imensa planície, cujos confins a vista não alcançava, pois perdiam-se na imensidão.
A palnície era toda azulada, como um mar calmo, embora o que eu visse não fosse água, parecendo um cristal límpido e luminoso.
Sob os meus pés, por trás de mim e de ambos os lados, via uma região à maneira dum litoral, à margem do oceano.
Largos e gigantescos caminhos dividiam aquela planície em vastíssimos jardins de indescritível beleza, todos estes repartidos em bosquezinhos, prados e canteiros de flores, de formas e cores variadas.
Nenhuma das nossas plantas pode dar-nos uma ideia daquelas, embora tenham com elas alguma semelhança.
As ervas, as flores, as árvores, as frutas, eram vistosíssimas e de belíssimo aspecto.
As folhas eram de ouro; os troncos e ramos, de diamante; correspondendo tudo o mais a tal riqueza.
Era impossível contar as diferentes espécies de plantas, e cada uma resplandecia com uma luz própria.
No meio daqueles jardins e em toda a extensão da planície, eu contemplava incontáveis edifícios de ordem, beleza, harmonia, magnificência e proporções tão extraordinárias, que para a construção de um só deles me parecia que não seriam suficientes todos os tesouros da Terra.
E eu dizia para mim mesmo: "Se os meus meninos tivessem uma destas casas, como gozariam, que felizes seriam e com quanto gosto viveriam nela!"
Isto pensava eu, vendo externamente os palácios.
Qual não deveria ser então a sua magnificência interior!
Enquanto contemplava, extasiado, tão estupendas maravilhas que adornavam aqueles jardins, eis que chega aos meus ouvidos uma música dulcíssima, de tão agradável e suave harmonia que nem posso dar-vos dela a mínima ideia.
As músicas do Padre Cagliero e de Dogliani nada têm de musical, se comparadas àquela!
Eram cem mil instrumentos, produzindo cada qual um som diverso do outro, enquanto todos os sons possíveis difundiam pelos ares as suas ondas sonoras.
A tão maravilhosos sons, somavam-se ainda os inebriantes coros de cantores.
Vi então uma grande multidão de pessoas que se encontrava naqueles jardins e se regozijava com com imensa alegria e satisfação.
Uns tocavam e outros cantavam; e cada voz, cada nota, produzia o efeito de mil instrumentos reunidos, todos diferentes uns dos outros.
Ao mesmo tempo, ouviam-se os diversos graus da escala harmónica, desde os mais baixos até aos mais agudos que se possam imaginar, mas todos em perfeita harmonia.
Ah, para descrever-vos tal harmonia, não existem comparações humanas!
Via-se, pelo rosto dos felizes habitantes do jardim, que os cantores não só experimentavam extraordinário prazer em cantar, mas ao mesmo tempo sentiam imenso gozo em ouvir cantar os demais.
Quanto mais um cantava, mais se lhe acendia o desejo de cantar, e quanto mais ouvia, mais desejava ouvir.
Era isto o que eles cantavam:
«Salus, honor, gloria Deo Patri omnipotenti!... Auctor saeculi, qui erat, qui est, qui venturus est iudicare vivos et mortuos, in saecula saeculorum» [Saudação, honra e glória a Deus Pai omnipotente!... Autor do tempo, Aquele que era e que é, e que virá a julgar os vivos e os mortos, por todos os séculos dos séculos].
Enquanto ouvia, atónito, essa celestial harmonia, vi aparecer uma imensa multidão de jovens, muitos dos quais eu conhecia, pois tinham estado no Oratório e noutros nossos colégios; mas era-me desconhecida a maior parte deles.
A multidão interminável dirigia-se para mim.
À sua frente, vinha (São) Domingos Sávio, e logo atrás dele vinham o Padre Alasonatti, o Padre Chiala, o Padre Giulitto, e muitos outros sacerdotes e clérigos, cada um deles conduzindo uma secção de jovens.
E eu perguntava a mim mesmo: "Estou a dormir, ou estou acordado?"
Batia as mãos uma na outra e tocava no meu peito, para certificar-me de que era realidade o que então via.
Chegada diante de mim toda aquela multidão, parou à distância de oito ou dez passos.
Brilhou então um relâmpago de luz mais viva; cessou a música e fez-se um silêncio profundo.
Todos os jovens estavam tomados pela maior alegria, que lhes transparecia no olhar, e nos seus rostos via-se a paz de uma felicidade perfeita.
Olhavam-me com um suave sorriso nos lábios, e parecia que desejavam falar, mas não falavam.
Então, adiantou-se Domingos Sávio, apenas alguns passos, e ficou tão próximo a mim que, se eu tivesse estendido a mão, certamente tê-lo-ia tocado.
Calava-se e olhava-me, sorrindo. Que belo ele estava!
As suas vestes eram verdadeiramente singulares:
Caía-lhe até aos pés uma túnica alvíssinia, coberta de diamantes e toda bordada de ouro.
Cingia-lhe a cintura uma ampla faixa vermelha, recamada com tantas pe dras preciosas que uma quase tocava a outra, e entrelaçavam-se em desenho tão maravilhoso, apresentando tanta beleza de cores, que eu, ao vê-lo, sentia-me fora de mim por tamanha admiração!
Pendia-lhe do pescoço um colar de flores raras, mas não naturais, parecendo como se as pétalas fossem de diamantes unidos entre si, sobre hastes de ouro; e assim era tudo o mais.
Essas flores refulgiam com luz sobre-humana, mais viva que a do Sol, que naquele instante brilhava com todo o esplendor duma manhã de Primavera.
As flores reflectiam os seus raios sobre o rosto cândido e corado (de Domingos Savio), de modo indescritível, dando-lhe uma luz de modo tão singular, que nem se distinguiam bem as suas várias espécies.
A cabeça, tinha-a cingida com uma coroa de rosas; e os cabelos caíam-lhe sobre os ombros em ondulantes cachos, dando-lhe um ar tão pulcro, tão afectuoso, tão encantador, que parecia... parecia mesmo um Anjo!”

Saudação Angélica



 Um dia Santa Gertrudes teve uma visão de Nosso Senhor a contar moedas de ouro. Tomou coragem e perguntou-lhe o que estava fazendo. Ele respondeu: "Estou contando as Ave-Marias que você rezou; são as moedas com a qual você pode pagar a sua passagem para o Céu."

Fonte: O Segredo do Rosário - São Luís Mª Grignion de Montfort

Modéstia



“A moda não deve nunca fornecer uma ocasião próxima de pecado” (Pio XII, Alocução “Di gran cuore”, nº 30).

Fiéis de Seita creem que em 15 dias o seu "Jesus Cristo Homem" será transformado.





O líder da seita que se autoafirma como “o próprio Deus” diz que seu corpo será transformado no dia 30 de junho.
A contagem regressiva para a transformação de José Luis de Jesus Miranda está marcando 15 dias e algumas horas. Os membros da seita Crescendo em Graça aguardam pela transformação de seu líder, marcada para acontecer no dia 30 de junho.
Para quem não sabe, ao afirmar que é a encarnação de Jesus, o mexicano que prega o número 666 como sendo o número de Deus, diz que todos verão seu corpo ser transformado e então saberão que ele é realmente “o próprio Deus em sua última manifestação aqui na Terra”.
A transformação é explicada para os membros dessa seita como sendo a única forma para que Jesus Cristo Homem consiga fazer a grande mudança que esse mundo precisa. Por isso seu corpo se tornará indestrutível.
“Sem a transformação o mal triunfaria para sempre”, explica um vídeo postado no site da Crescendo em Graça do Brasil onde José Luis de Jesus Miranda possui milhares de fiéis.
No mesmo vídeo ele critica os outros líderes religiosos cristãos, principalmente católicos, dizendo que são lobos vestidos de cordeiros, que são homens maus e perversos. Até mesmo Cristovão Colombo é criticado, quando o vídeo diz que a história conspira contra o propósito de Deus na Terra.
Citando diversos versículos bíblicos eles explicam que depois da transformação tudo será mudado na Terra e quem crê governará o mundo ao lado de Jesus Cristo Homem, que trará justiça.
“É necessária a transformação porque a criação está em dores, clamando por mudança e o ímpio será tirado da Terra”, diz o estudo feito e transmitido para os membros da igreja.

Fonte: Gospel Prime

A Sagrada Escritura diz:

“Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo”. (1Jo 4,1)
Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza.
“Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos”. (Mt 24, 4-5)
“Então se alguém vos disser: Eis, aqui está o Cristo! Ou: Ei-lo acolá!, não creiais. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos”. (Mt 24,23-24)
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu cercado de glória e de majestade”. (Mt 24,30)


Repórter de Cristo