22 de out. de 2010

Bispos da Regional Leste 1 críticam PNDH 3 de Lula e Dilma.


Veja a nota:
Os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB, diante da realização do 2º turno das eleições para a Presidência da Republica, em sintonia com a "Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - em relação ao Momento Eleitoral", confirmam sua posição expressa em junho passado no início do processo eleitoral.

Por sua universalidade a Igreja católica não tem partido ou candidato próprios, mas incentiva, agora mais do que nunca, a dar o voto a quem respeita os princípios éticos e os critérios da Moral Católica, indicados na Doutrina Social da Igreja.

Em particular, deve ser votado quem defendeu e defende o valor da vida desde a sua concepção até o seu término natural com a morte e, ao mesmo tempo, a família com a sua própria constituição natural.

A nossa nota de junho assim especificava: "Rejeitamos, veementemente, toda forma de violência, bem como qualquer tipo de aborto, de exploração e mercado de menores, de eutanásia e qualquer forma de manipulação genética". Defendemos a vida para todos, em particular para os mais pobres, em todos os aspectos: educação, moradia, trabalho, segurança desde a infância até a velhice.

Além disso, renovamos a nossa crítica ao PNDH-3, mesmo depois de ter sido retirada a proposta da legalização do aborto, porque foi falaciosamente indicada como "questão de saúde pública". Não é aceitável a visão da pessoa fechada ao transcendente, sem referência a critérios objetivos e determinada substancialmente pelo poder dominante e pelo Estado. No PNDH-3, a maneira como são tratados vida, família, educação, liberdade de consciência, de religião e de culto, de propriedade em sua função social e de imprensa, revela uma antropologia reduzida.

A "Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral" de 8 de outubro de 2010 também afirma o "direito - e mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã". E nós, no Estado do Rio de Janeiro, compartilhamos plenamente também esta orientação.

Fazemos votos que esta última fase do processo eleitoral se desenvolva em paz, no respeito da democracia e do soberano direito da consciência moral do nosso povo.

Invocamos para todos a proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Dom Rafael Llano Cifuentes
Presidente do Regional Leste1 da CNBB
Bispo Emérito de Nova Friburgo

Dom José Ubiratan Lopes, OFMCap
Vice Presidente do Regional Leste1 da CNBB
Bispo de Itaguaí

Dom Filippo Santoro
Secretário do Regional Leste 1 da CNBB
Bispo de Petrópolis


Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2010

Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro - www.arquidiocese.org.br

2 comentários:

  1. Será que tem bispo que apoia o Aborto?‏
    É inaceitável.

    Três organismos ativos da CNBB!

    - a Comissão Justiça e Paz, a Comissão Pastoral da Terra e o Conselho Indigenista Missionário.

    Jamais poderiam aparecer unidos a 125 organizações do movimento homossexual, a conhecidas organizações pró-aborto e com o MST (sic!) para exigir a “integralidade e implementação do PNDH-3”.
    A lista completa dos movimentos você encontra em nosso site.

    Mas...cuidado!

    É preciso ter estômago para chegar até o fim...

    O PNDH-3 quer impor ao Brasil o aborto, o “casamento” homossexual, a legalização da prostituição, a violação do direito de propriedade privada e a instauração de uma verdadeira perseguição religiosa (a começar da “lei da homofobia”, defendida pela quase totalidade dos grupos listados), entre outros pontos.
    Alguns poderão, cinicamente, argumentar:
    - “vocês exageram, esses três órgãos não representam a CNBB inteira”.

    É verdade...

    Sobretudo eles não representam os bispos e os sacerdotes fiéis à Doutrina Católica que têm se manifestado corajosamente nos últimos dias contra o Aborto e outras barbaridades do PNDH-3.
    Mas, salvo essas honrosas exceções...

    ...o silêncio da CNBB indigna e entristece todos aqueles que defendem as raízes cristãs de nossa Pátria.

    Por isso eu peço que você escreva respeitosamente às autoridades desta Conferência e manifeste seu desacordo com a participação desses três organismos num movimento que colide radicalmente com os 10 Mandamentos da Lei de Deus..

    Mario Navarro da Costa
    Diretor de Campanhas
    Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
    www.ipco.org.br

    ResponderExcluir
  2. Deus nos ajude!

    Querem implantar o comunismo no Brasil

    vejam e pasmem

    http://www.youtube.com/watch?v=L_wJMT1gfR8&feature=player_embedded

    ResponderExcluir