27 de jul. de 2011

Reflexão sobre o escândalo envolvendo o Padre Dominique e dona de sex-shop no Mato Grosso.


Nós católicos não temos noção do tamanho de importância que teve o “Ano Sacerdotal” na história da Igreja, hoje não temos a percepção da grandeza deste evento, mas com certeza muitos católicos no futuro vão venerar o Santo Padre Bento XVI por este ato profético.

O “ano sacerdotal” foi com certeza um grande ato profético, Bento XVI mais do que qualquer um no contexto eclesial sabe como o clero precisa de formação e oração. Antes de ser papa ele passou décadas na Congregação para doutrina da fé, contemplou na história a grande fúria de Satanás aos ministros ordenados da Santa Igreja de Deus.

Ao ler o seu ultimo livro de entrevista chamado “luz do Mundo” percebe-se que o Santo Padre em alguns assuntos correlacionados com desmando do clero responde as questões elucidando antes de tudo conceitos ligados com “Mistério da Iniquidade”. Bento XVI sabe que a crise atual é antes de tudo ações demoníacas e por isto ao invés de promover revoluções, ele esta promovendo a reforma pelo poder da oração.

As orações não podem parar, devemos conservar a intercessão pelos sacerdotes perpetuamente, porque os demônios querem a “cabeça” dos filhos prediletos da Santíssima Virgem.

Recentemente repercutiu na mídia brasileira o caso do padre polonês Dominique Czerwinski da cidade de Peixoto de Azevedo. É lógico que as reportagens sobre o caso foram produzidas com teor de generalização para por em cheque a imagem de todos os sacerdotes, isto é lamentável, porém as imagens dos vídeos postados no youtube falam por si mesmo e carecem de uma reflexão católica.

Não queremos dar vereditos de condenação ao Padre Dominique, só Deus e a Hierarquia da Igreja tem poder de julga-lo, inclusive Dom Gentil Delazari afastou o padre de suas funções. Mas podemos fazer uma analise critica do caso para mostrar para os católicos as razões de ser destes episódios que entristecem os nossos corações.

O padre saiu com uma dona de sex-shop, fez vídeos pornográficos com ela e postou na internet. Ao ser indagado sobre os fatos disse:

- Este vídeo na internet é uma propaganda para o padre, eu gostei. Nada mal neste vídeo.

Em outra parte indagado sobre a repercussão negativa, ele diz:

- Isto é problema do povo, para mim e para pessoas que pensam, é normal.

Vejam a reportagem da "Record" se assim desejarem:

Padre Dominique afirmou em tom de ironia que gostou do vídeo e ve o acontecido como algo normal. Percebe-se em suas poucas palavras em primeiro lugar um grande relativismo moral, em segundo plano uma problemática vocacional e por fim uma rebeldia explicita.

Infelizmente o liberalismo desregrado que ganhou grandes proporções no século XVIII e XIX na filosofia ganhou seu espaço também na teologia, teólogos liberais têm construído seus pensamentos acima dos limites do bem e do mal, abrindo assim “brechas” para a imoralidade na vida comportamental. A atitude do Padre Dominique é própria de quem estudou teologia liberal, o ditado diz: “O homem é aquilo que lê”. Triste é saber que ainda hoje os livros destes teólogos não saem das mãos de muitos dos nossos seminaristas.

Outras questões para serem refletidas são : Será que o Padre Dominique tem noção de sua vocação? Sabe da responsabilidade do seu chamado? Oque significa ser padre na mente do Padre Dominique? É difícil imaginar que ele tenha em mente a percepção da natureza do sacerdócio, uma pessoa ciente da sacramentalidade do seu caráter dificilmente colocaria em evidencia para quem quiser algo tão lastimável . O Pe. Dominique provavelmente não tem consciência que em seu caráter há um Sacramento, que ele age "In Persona Christi" e que foi consagrado para ser sacerdote, profeta e rei. Deve ter aprendido de seus formadores que ser Padre consiste em apenas ser um agente pastoral que tem como função principal organizar a comunidade para defender os pobres dos opressores . Que triste!

O sacerdote do episódio apesar de ter tido uma péssima formação e de estar sendo atacado pelos inimigos espirituais não fez nada sem percepção da verdade. Sua experiencia, lucidez e ironia nos mostra que ele sabe muito bem oque a Igreja espera da grandeza do seu sacerdócio. Se não pratica é por pura desobediência. Em cima disto vale a pena escutar de novo as ousadas palavras do Padre Paulo Ricardo a padres e seminaristas neste vídeo:

Oremos sem sessar por todos os padres, principalmente pelo Padre Dominique. E se possível reivindiquemos com caridade e prudência dos nossos bispos bons formadores para o seminário, a qualidade do clero requer qualidade nos seminários.

Bruno Cruz (@bhcvida)


6 comentários:

  1. Brunão, você é o cara. Gosto demais de seus posts. Deus abençoe sempre.

    Riam

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Riam.
    Tudo para gloria de Deus e edificação da Igreja.
    Deus nos abençõe Riam.
    Bruno!

    ResponderExcluir
  3. MELQUÍADES ALVES - Ministério Católico Fogo no Altar27 de julho de 2011 às 19:08

    Que DEUS tenha misericórdia desse lobo em pele de cordeiro! - Não vos deixais desencaminhar: de Deus não se zomba; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gálatas 6:7)

    ResponderExcluir
  4. Misericórdia Senhor!

    Enquanto lia o texto me lembrei de um encontro que fiz com Frei Josué OFMconv. Ele disse esbravejando: "Desgraçada é a mulher que leva o sacerdote a desvirtua-se da sua missão. Ela, irá pagar por todas as almas que aquele padre poderia ter salvo".

    Deus tenha misericórdia... rezemos por nossos sacerdotes!

    Pax et Gaudium

    ResponderExcluir
  5. Essas palavras do Pe. Paulo Ricardo são uma profecia. E na verdade é o que a igreja clama. As ovelhas estão se perdem pelo relaxamento dos pastores. Peguei esse vídeo e passei para todos os padres que encontrei no Twitter, inclusive para minha arquidiocese. Além de ser uma vergonha essa mornidão, muitos perseguem os que querem fazer alguma coisa. Como fizeram com meu pároco... o excluirão das 'rodas', por ser fiel a doutrina o chamando de ultrapassado.

    ResponderExcluir
  6. Pax irmãos! Gostaria de também opinar, nem precisa dizer muita coisa, o Brunão já disse td, mas Jorge Luis será que a culpa é dessa mulher???? Vc acredita mesmo que ocasião faz ladrão???? Quando se tem uma boa criação, formação e índole não se deixa desviar, no caso do sacerdote em questão faltou td! E quantos outros levam uma vida dupla que não ficamos sabendo?!?!?! Quantos bispos esconde erros graves de sacerdotes num corporativismo satanico, apenas transferem o problema de paróquia!!! Vide a minha! Dá dó a covardia de meu bispo, deixando leigos sem formação adequada celebrar e ministrar. Não há uma celebração em minha diocese que eu participe e que eu não saia revoltado de tanta displicencia e falta de catequese...mas o que importa é salvar o planeta né???? Deus e o as almas é que se lasque!!!

    ResponderExcluir