24 de nov. de 2011

Dom Joaquim Justino nomeado novo bispo de Guarulhos (SP)



Vaticano, 23 Nov. 11 / 12:27 pm (ACI)Segundo informou o Vatican Information Service desta quarta-feira 23, o o Papa Bento XVI nomeou o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Joaquim Justino Carreira, como bispo diocesano de Guarulhos, sucedendo assim Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que teve sua renúncia aceita por atingir o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo código canônico e que se destacou pelo seu trabalho em defesa da vida e da família no Brasil.

A posse de dom Joaquim como terceiro bispo diocesano de Guarulhos está prevista para o dia 22 de janeiro de 2012, com horário e local a serem oportunamente divulgados, informou o site da Arquidiocese de São Paulo.O novo bispo de Guarulhos tem 62 anos e é natural da cidade de Santa Catarina da Serra (Portugal). Foi ordenado bispo no ano de 2005, com o lema episcopal “Pax Vobis”, pelo cardeal Dom Cláudio Hummes.Dom Joaquim estudou filosofia na Faculdade Anchieta, em São Paulo, e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália). É mestre em Matrimonio e Família, pelo Pontifício Instituto para a Família, da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.Antes de ser ordenado bispo, Dom Joaquim exerceu as seguintes atividades de vigário paroquial e pároco em distintos lugares de São Paulo e no ano de 1980, foi nomeado o 1º Reitor do Seminário Maior Diocesano de Jundiaí, função esta que exerceu por 12 anos. Foi ainda, coordenador do Curso de Filosofia e Professor do Seminário Maior de Jundiaí entre os anos de 1980 e 1988.

Na Arquidiocese de São Paulo, o prelado exercia a função de vigário episcopal para a Região Episcopal Santana e era bispo referencial para a Pastoral da Liturgia (Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Arte Sacra e Comissão dos Bens Culturais da Igreja) e para a Pastoral da Vida e da Família (Pastoral Familiar; Preparação para o Sacramento do Matrimônio; Encontro de Casais com Cristo; Movimentos e Associações Familiares; Movimento de Valorização Humana; Equipes de Nossa Senhora; CENPLAFAM; Confederação das Famílias Cristãs e Pastoral da Terceira Idade), informou também o site da Arquidiocese paulistana.Em sua carta de despedida da arquidiocese de São Paulo, especialmente para os fiéis da região Santana, Dom Joaquim afirma que parte para a nova missão “com o coração aberto e disponível para ouvir, acolher e fazer a Vontade de Deus na Diocese de Guarulhos, como seu terceiro Bispo Diocesano, sob a proteção da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese”.

O agora bispo emérito de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, se destacou pela defesa da vida contra o aborto, e pelo seu trabalho de promoção da família ao longo do seu ministério. Ele recebeu no começo do mês o Prêmio Cardeal Von Galen, outorgado pela Human Life International, durante o II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, realizado em São Paulo, especialmente por seu desempenho durante a campanha eleitoral de 2010 na qual o bispo instou os fiéis a não votarem em candidatos que favorecem o aborto. Guarulhos é a segunda maior cidade do estado de São Paulo com uma população de population 1,315,000 habitantes, dos quais 851,000 são Católicos. O novo bispo de Guarulhos contará com 49 sacerdotes, 1 diácono permanente e 83 religiosos para o governo da diocese.



fonte:www.acidigital.com

0 comentários:

Postar um comentário