1 de nov de 2011

Será que é para isso que Cristo instituiu a Igreja?


Uma manchete da uol.com.br trouxe essa notícia: “Paralisação de Belo Monte é comandada por bispo” – 27/10/11

A notícia diz que “a tomada dos canteiros de obra da usina de Belo Monte, no Pará, é liderada por Dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu. Neste momento, o bispo está presente no canteiro de obras, com cerca de 200 índios”. O movimento é puxado pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA) e pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). A Comissão Pastoral da Terra também participa do movimento.

Diante de uma notícia desta eu fico pensando: Será que Jesus Cristo faria o que este sr. Bispo está fazendo? Tenho minhas dúvidas. Foi assim que agiram São Pedro, São Paulo, os milhares de mártires, os santos, os doutores da Igreja, os santos confessores da fé. Não consigo ver nada disso neles… E não é porque naquele tempo não havia injustiças sociais; havia e muito piores que hoje; quando não havia FUNAI E ONGs para defender os índios. Que a senadora esteja lá eu admito, mas um bispo, tenho minhas dúvidas. Ele representa não só a si mesmo, mas a Igreja, e e Jesus Cristo, porque é sucessor dos Apóstolos de Cristo.

Não sei se o Papa Bento XVI viria a apoiar um ato desse. Se vier a apoiar, eu serei o primeiro a apoiar também, mas antes espero para ver. Para mim não tem sentido. Temo que o sentido de Evangelização esteja mudando; temo que a “promoção social” esteja substituindo a verdadeira mensagem salvífica do Evangelho, como alertou muito bem a “Nota Doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização”, da Sagrada Congregação da Fé do Vaticano, de 03/12/2007, que se preocupa muito com certa “falsa evangelização” que só busca dar aos fiéis o pão e não Deus. Joao Paulo II disse aos bispos do Brasil em Roma, em 1995, em visita “ad limina” que “o povo tem mais fome de Deus do que de pão”. Por que o povo católico ficou ‘meio carente’ foi buscá-lo nas comunidades protestantes e nas seitas.

Será que esses índios sabem o que é a Santíssima Trindade, sabem o que é a Eucaristia, a Confissão, a adoração ao Santíssimo Sacramento, o sentido da Redenção, da Missa, dos Sacramentos? Será que conhecem Nossa Senhora e rezam o Rosário? Será que conhecem a moral dos Dez Mandamentos? Sabem o que é a liturgia? Será que foram batizados, crismados, matrimoniados…? Ou vão ser deixados na deles para se salvarem na pajelança mesmo? Será que já ouviram o que São Pedro disse aos judeus, que não há salvação sem Jesus Cristo? (At 4, 12).

É preciso lembrar que para fazer ação social, protestar contra obras inadequadas, temos os políticos, as entidades de classe, o ministérios público, as ONGs, etc., mas para salvar as almas só temos a Igreja; se ela descuidar disso, o inferno pode ficar pequeno.

Prof. Felipe Aquino

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/10/27/paralisacao-de-belo-monte-e-comandada-por-bispo.jhtm


Fonte: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino

0 comentários:

Postar um comentário