14 de ago. de 2012

Bento XVI: Jesus é o alimento que dá a vida eterna e plena.



Em suas palavras prévias à oração do Angelus, junto aos peregrinos reunidos diante de sua residência de verão em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI assinalou que Jesus é “o alimento que dá a vida eterna”.

O Santo padre sublinhou que Jesus “é o Filho unigênito de Deus, que está no seio do Pai, que veio para dar ao homem a vida em plenitude, para introduzir o homem na própria vida de Deus”.

Ao refletir sobre a passagem do Evangelho do João que relata a multiplicação milagrosa de cinco pães e dois peixes, Bento XVI indicou que Cristo convidou os que se saciaram a “empenhar-se por um alimento que permanece para a vida eterna”.

“Ele quer ajudá-los a compreender o significado profundo do prodígio que realizou: não saciar de maneira milagrosa sua fome física, predispõe-os a receber o anúncio de que Ele é o pão descido do céu que sacia de forma definitiva”.

O Papa recordou que “também o povo judeu, durante o comprido caminho no deserto, tinha provado um pão descido do céu, o maná, que o tinha mantido com vida, até a chegada à terra prometida. Agora, Jesus fala de si como do verdadeiro pão descido do céu, capaz de manter com vida não por um momento ou por um trecho do caminho, a não ser para sempre”.

“Na mentalidade judia era claro que o verdadeiro pão do céu, que nutria Israel, era a Lei, a palavra de Deus”, e Jesus Cristo ao “manifestar-se como o pão do céu, testemunha ser a Palavra de Deus encarnada, através da qual o homem pode fazer da vontade de Deus sua comida, que orienta e sustenta sua existência”.

Bento XVI assinalou que duvidar atualmente da divindade do Jesus, como os judeus do relato evangélico de hoje, “significa opor-se à obra de Deus”.

“Eles afirmam de fato: é o filho do José! Nós conhecemos seu pai e a sua mãe! Eles não vão além de suas orígenes terrestres, e por isso se negam a acolhê-lo como a Palavra de Deus feita carne”.

O Papa sublinhou que “só quem é atraído por Deus Pai, quem o escuta e se deixa instruir por Ele, pode acreditar em Jesus, encontrá-lo e nutrir-se Dele para ter a vida em plenitude, a vida eterna”.

Fonte: ACI Digital

0 comentários:

Postar um comentário