7 de abr. de 2011

Minas Gerais: Justiça obriga evangélico a recolar crucifixo em parede de Câmara Municipal


06.04.2011 - O juiz Evandro Cangassu, de João Monlevade (MG), expediu na tarde de hoje (5, terça-feira) liminar dando 24 horas ao presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Lopes (PV), o pastor Carlinhos, para colocar o crucifixo (foto) no plenário de onde tirou no começo do ano. A cidade tem cerca de 75 mil habitantes e fica a 110 km de Belo Horizonte .

A decisão do juiz atende a uma ação popular movida pelo advogado Teotino Damasceno Filho. A justificativa do pastor Carlinhos para retirada do crucifixo foi de que o Estado é laico e, por isso, as repartições públicas não podem ostentar símbolos religiosos.

Contudo, católicos entenderam o gesto com intolerância de crença, porque, para eles, se houvesse na Câmara uma referência evangélica, o pastor a manteria intacta.

Na ação popular, o advogado Damasceno argumentou que a presença de símbolos religiosos em repartições públicas é uma expressão da cultura brasileira, não ferindo, portanto, segundo ele, a laicidade do Estado.

O expurgo do crucifixo da Câmara dividiu os evangélicos da cidade. Para alguns, o pastor Carlinhos tomou uma iniciativa belicosa sem necessidade, e, para outros, a reação dos católicos foi despropositada, impedindo que a Câmara se dedique a assuntos mais importantes.

O vereador poderá recorrer da decisão.

Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/


Fonte: Rainha Maria

1 comentários:

  1. O Estado Laico é religioso não é ateu ou pagão.A C.F. tem como preambulo a proteção de DEUS, que não deve ser ignorado,conforme opinião de constitucionalistas, sendo que o Brasil nasceu sob uma cruz!Alguns até alardearam se respeitar os não catolicos, retirando os presepios com menino Jesus dos shoppings e outros lugares publicos para não constranger os de outras crenças,conforme materia "Natal Sem Menino Jesus"? e depois vão destruir o Cristo Redentor; retirar os nomes de santos de ruas e escolas e depois destruir Igrejas,Templos,Mesquita e sinagogas?Nos outros paises se comemoram suas crenças com muita comemoração,por que no Brasil Catolico deveria abrir mão desse direito, inclusive, incorporado na nossa cultura e norteou o modo de vida e hamonia da maioria das familias?"o mal so avança se os homens bons nada fizerem"-

    ResponderExcluir