31 de ago. de 2011

Retalhos de "A alma de todo o apostolado"


Riquezas de um livro que renovou o apostolado católico no Século XIX, um livro elogiado pelo Papa Bento XV e de cabeceira do Papa São Pio X.

O livro que falo é " A alma de todo o apostolado" de Dom Jean Baptiste Chautard.

Apreciem alguma coisa nestas citações e comprem, todo evangelizador precisa desta catequese:

"Filarmônica, teatro, projeções, ginástica, jogos, etc., nada disso censuro. A principio, eu também os julgava indispensáveis; afinal são apenas muletas de que se lança mão à falta de coisa melhor. Quanto mais avanço, tanto mais o meu fim e os meios de que uso se sobrenaturalizam, porque estou vendo com maior clareza que toda a obra fundada sobre coisas humanas é destinada a perecer e que só é abençoada pela Providencia a obra que visa a aproximação de Deus e dos homens pela vida interior".


" Não tenha apenas como ideal proporcionar aos jovens algumas distrações honestas e escolhidas que os desviem dos prazeres ilícitos e das relações perigosas, não se contente com dar-lhes simplesmente umas aparências de Cristianismo por meio de uma assistência maquinal à Missa ou da recepção bastante espaçada e apenas tolerável dos sacramentos".


" Tenha uma nobre ambição de obter a todo custo que certo número de jovens tomem a resolução enérgica de viver como cristãos fervorosos, isto é, com a pratica da meditação diária, com o hábito da assistência cotidiana a Missa se for possível, com uma breve leitura espiritual e, como é evidente, com frequentes e frutuosas comunhões. Consagre todas as suas solicitudes a infundir neste rebanho escolhido um grande amor de Jesus Cristo, e o espirito de oração, de abnegação, de vigilância de si mesmo , numa palavra, sólida de virtudes. Desenvolva com não menor cuidado na suas almas a fome da Eucaristia."

2 comentários:

  1. É o melhor livro que ja li sobre o assunto todo pregador deveria ter,comprei um lote de 100 unidades e estou vendendo que nem agua Deus queira que haja um retorno a vida interior assim teremos um reavivamento de fato,pois não podemos trocar o Deus das obras pelas obras de Deus abraço mariano pax

    ResponderExcluir
  2. Que benção que vc ta vendendo anderson....espalhe esta pérola pelo Brasil mesmo parceiro.
    Bruno Cruz

    ResponderExcluir