15 de ago. de 2011

Universitário de 22 anos: o perfil dos peregrinos da JMJ em Madri.


Religión Digital

Os peregrinos que participarão da JMJ têm uma idade média de 22 anos, mais da metade (58%) têm educação universitária, e 72% participará pela primeira vez desse tipo de encontro, segundo dados da primeira e da segunda pesquisas realizadas com os jovens participantes da JMJ, que será realizada emMadri.

Um total de 65 dioceses de toda a Espanha reunirão, ao longo desta semana, mais de 130 mil jovens de 193 países – em sua maioria, da Espanha, Itália, França e EUA – para celebrar os “dias nas dioceses”, que incluem atividades culturais, visitas históricas e momentos de oração antes da celebração da JMJ.

Com relação à motivação dos participantes para serem peregrinos, os entrevistados fazem alusão a viver novas experiências (72,3%), ajudar a difundir a mensagem de Jesus Cristo (68%), manifestar seu compromisso com a Igreja (65,9%), satisfazer suas inquietações espirituais (61,7%), estar com pessoas que pensam igual (58%), conhecer pessoas (53,5%), descobrir o sentido de suas vidas (48,7%) e contribuir para melhorar a sociedade (48%).

A permanência média dos peregrinos é de nove dias, e sete em cada dez entrevistados planejam viajar para outras cidades espanholas, entre as quais figuram Barcelona,Toledo, Ávila, Zaragoza, Santiago de Compostela, Valência, Segóvia,Sevilha, Granada e Pamplona.

Por outro lado, o estudo assinala que quase a metade dos participantes que compareceram às jornadas anteriores à de Madri considera que a experiência mudou “muito” as suas vidas, enquanto 41% acreditam que “mudou bastante”. Cerca de 28% dos entrevistados participaram de alguma das edições anteriores, principalmente a que foi celebrada em Colônia (Alemanha) em 2005 e em Sydney (Austrália) em 2008. Dessa porcentagem, a maioria (98,1%) faz uma avaliação “positiva” ou “muito positiva” do encontro.

Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

1 comentários: