8 de jun. de 2012

A última moda na diocese de Nova Iguaçu: mulheres estranhamente paramentadas


diocese_nova_iguacu_1Ma-ma… mas o que é isso na foto ao lado?What po**a is that? É mulher-padre, é? Ela está trajada com túnica e estola, é? Não, não pode ser uma estola. Mas que parece uma estola… ah, isso parece!
A imagem é um registro da missa da bênção dos santos óleos deste ano, realizada na Paróquia Jesus Bom Pastor. A foto foi publicada no jornalzinho “Caminhando”, edição de maio, da diocese de Nova Iguaçu-RJ (sim, é aquela diocese da missa da água de coco).
Qualquer criança, ao ver uma pessoa vestida de túnica branca e, sobre ela, uma faixa de pano em volta do pescoço, com as duas pontas pendendo na posição vertical, logo entende que se trata de um sacerdote. Afinal, a estola é um importantíssimo símbolo do poder sacerdotal. Então, ao permitir – ou, quem sabe até, incentivar – que mulheres subam ao presbitério usando esses “paramentos”, a diocese de Nova Iguaçu associa a figura feminina ao sacerdócio.
A ideologia mundana que defende a ordenação sacerdotal de mulheres, como já mostramos aqui, contraria gravemente a Tradição e o Magistério da Igreja. Porém, vamos dar uma colher-de-chá e partir do princípio que esse vacilo não foi intencional, que a referida diocese não tem a menor pretensão de fazer apologia, ainda que de forma disfarçada, ao sacerdócio feminino. Mesmo sob esta hipótese, o erro foi grave: com os símbolos da nossa fé não se brinca!
“Chama o síndico! Tim Maia! Avisem o bispo!”. Calma cocada. Se você ainda não notou, o indivíduo de solidéu ao lado da mulher de túnica e “estola” – ou “echarpe litúrgica”, ou seja lá o que for aquilo – é o bispo diocesesano, D. Luciano Bergamin. Fué-fué-fué-fuéeeee…
E parece que a moda das mulheres estranhamente paramentadas pegou naquelas bandas. Abaixo, postamos fotos de outras cerimônias de bênção dos santos óleos presididas este ano por D. Bergamin, em outras paróquias.
diocese_nova iguacu_2
Na Paróquia N. Sra. da Conceição. Foto publicada no jornalzinho "Caminhando", edição de abril/2012.
diocese_nova iguacu_3
Na Matriz de São Pedro e São Paulo
No vídeo a seguir, D. Bergamin preside mais uma celebração dos santos óleos. Aos12:30 min., duas mulheres “paramentadas” entram pelo corredor central. Depois, pulando para os 23:40 min., podemos ver uma mulher se colocando ao lado dos sacerdotes, diante do altar, em uma situação de aparente igualdade hierárquica – notem que ela está vestida com algo que se assemelha a uma casula.

3 comentários:

  1. Gente, cuidado com esse tipo de texto no blog: "What po**a is that?". Como sendo um blog apologético, esse tipo de comentário pega muitíssimo mal! Que é o fim do mundo isso é, mas usar expressões de baixo nível, até mesmo pecaminosas, palavras obcenas, nada ajuda... Fica a dica

    ResponderExcluir
  2. Pega muitissimo mal a destruição da liturgia,colei este texto para alertar e não tem nenhum palavrão explicito,cuidado com o puritanismo isto tambem pega mal.

    Anderson luis dos reis obs: só usei a conta do Rafael

    ResponderExcluir
  3. nist nist nist! OMG! vo nem falr nada... depois nos perguntamos o porque tem tanta gente se revoltando contra sacerdotes!

    ResponderExcluir